26 maio 2015

#Resenha36 - Verme! (Jim Carbonera)

"Vivemos de sonhos falhos e utópicos. Enxergamos esperança até na desesperança. Porém, não compartilho dessa ideia. Não acredito nos seres racionais. Não acredito na esperança. Não acredito na redenção. (...)"
- Pág. 177


A leitura de "Verme!" foi uma daquelas que eu devorei rapidamente e que no fim fiquei procurando algo ou alguma lição para levar para mim em meu dia-a-dia. Eu ainda não sei se gostei ou não do livro.


Em "Verme!", o autor nos apresenta um personagem de personalidade relaxada, porém, bem construído. Acompanhos o cotidiano de Rino, desde sua convivência com sua família até as suas aventuras sexuais.

Eu não recomendo o livro para quem não curte uma boa pitada de erotismo em histórias, pois isso tem de muito. Desde as relações do Rino com a bela indía Cauana, até o seu "relacionamento" com Diana, uma personagem que eu acredito que poderia sim ter sido mais aproveitada, mas é compreensível já que o livro é narrado em primeira pessoa.

"A grande jogada é: levou um soco da vida; esquive-se do próximo e contra-ataque com um cruzado de direita. Ninguém será seu salvador, a não ser você mesmo."
- Pág. 61

Alguns pensamentos de Rino expostos na obra são incríveis, embora eu ache que o autor poderia ter manerado na descrição de certas situações, como, por exemplo, quando ele vai a fundo na intimidade de Rino no banheiro, e não, eu não estou falando de masturbação.

Algo que me motivou desde o príncipio da leitura foi o título. Porque, vejam bem, não é "Verme", é "Verme!", isto é, tem uma exclamação aí, algo meio feroz, tão feroz quanto a narração. Apesar de ser bem claro a quem essa expressão de impacto se refere, eu mergulhei na leitura e nos pensamentos de Rino a fundo para descobrir o porque dessa expressão. E, confesso, não me surpreendi.

Às vezes eu tinha a sensação de estar invadindo a mente de um pervertido sexual, tipo, caramba, ele não se segura! É sexo na cama. É sexo quando ele sente vontade. É sexo até quando sua parceira, Diana, está dormindol

A edição está simples, só ainda não compreendi a capa: um copo e uma garrafa, ok, mas o homem, mesmo que desfocado, não é o Rino descrito no livro. Enfim, apesar de eu não ter conseguindo me apegar a personagem algum, eu recomendo a leitura para quem curte o gênero. O autor soube passar bem o cotidiano dos Porto Alegrenses (é assim que se escreve?) na imagem de Rino Caldarola: esse escritor que não estava tendo mais inspiração alguma. Não encontrei erros na edição, mas como não me apeguei aos personagens e achei a narrativa um tanto brutal demais - ao menos para mim, pessoal, vocês podem gostar -, na classificação final eu deixarei com nota 3 na escala de 0 à 5. Se você for ler, desejo a mesma coisa que o autor me desejou na primera folha do meu exemplar: que este verme te contamine de prazer e satistação!

"Somos os senhores dos nossos atos e devemos estar seguros de que tudo que plantarmos, colheremos."
- Pág. 23

24 comentários:

  1. Mas você só viu sexo no livro, Jhon? Acho que você é que está ficando pervertido. hahaha
    Eu gostei bastante da obra; é uma escrita mais brutal, realmente. Porém, excelente para fazer uma série de análises sociais.
    Gostei de ler sobre sua visão da obra.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  2. Oi Jhon,
    Esse livro parece ser mais do que forte, brutal mesmo. Acredito que eu não conseguiria ler e o abandonaria logo nas primeiras descrições. =/
    Mesmo assim, gostei de saber sua opinião!!
    Parabéns pela resenha, ficou ótima e consegui sentir o motivo para o título da obra.
    Um abraço,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Eu não me interessei muito pela premissa do livro, não é o que eu costumo ler. Porém, acho que todo livro tem um público. Achei interessante a obra se passar em Porto Alegre, minha cidade <3. É Porto-Alegrense sim :)
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jhonatan! Tudo bem? Olha, como você deve saber, eu tenho bastante vontade de ler o livro "Verme!". Algo me diz que vou adorar o livro! Mesmo sua resenha não sendo tão positiva, continuo querendo ler a obra... Acho que mesmo o personagem sendo meio "politicamente incorreto" eu vou me afeiçoar a ele. Tenho uma queda por personagens politicamente incorretos, sabe? hahaha Enfim, gostei da resenha e espero ler a obra em breve! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Rapaz, acho que justamente pela tua resenha não ter sido tão "redondinha", o livro me pareceu ser bem áspero, escrachado, porra-loca e vomitado depois de 3 long neck, umas doses de whiskey e um engov. Cara eu quero ler isso! hahaha! Acho que vou curtir, esse estilo aberto, loucão e politicamente incorreto (como foi dito em outro comentário) faz meu tipo de leitura, de vez em quando.
    Abç forte!

    http://dialetosecoisasboas.blogspot.com
    http://philsantosetc.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente ? Não fiquei com vontade de ler esse livro hehehe.

    Beijo seu lindoo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Sorteios Na Web |

    | Cadastre-se no Egrana |

    ResponderExcluir
  7. Olá Johnatan,
    Sua resenha tá ótima, mas infelizmente o livro não me despertou interesse.
    Beijos.

    http://www.leituradelua.com

    ResponderExcluir
  8. Oiii Jhon, tudo bem???? Eu abandonei esse livro. Simplesmente não aguentei. As descrições do banheiro foram demais para mim, hahahah. Aliás, estou sorteando ele no blog hoje, por que sei que alguém vai curtir. O Marcos, por exemplo, adorou. Mas eu me senti ofendida em muitos momentos e por vários motivos. Sou mulher, gaúcha, não gosto de sexo em livros e tenho um quê de ser feminista, sério que a leitura não ia render para mim né??? hehehhe
    Mas a ideia do livro em si é bacana e o autor escreve bem. Mas eu gostaria de uma indicação classificativa no livro ;)
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo joia?
    É a primeira vez que vejo sobre esse livro, sua resenha ficou muito boa. Mas esse não é o tipo de leitura que eu curta ler, ele não me chamou a atenção :(

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Já tinha lido outra resenha desse livro, mas com um ponto de vista diferente. Não tenho problemas com livros com cenas hot, mas não é sempre que gosto de ler. Gostei da sua resenha e fiquei pensando o que seriam essa intimidades no banheiro hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. E aí, Jhonatan?
    Ao mesmo tempo em que sua resenha (aliás, muito bem tecida) me desperta curiosidade, me bloqueia pelos detalhes do livro. O erotismo (ou cenas "hot", como disse a mocinha do comentário acima), me incomoda. Mas é um autor nosso e as citações me instigaram. Obrigada pela dica e parabéns pela forte resenha!

    Beijos!
    agathaodaisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. oooi!
    Tudo bem?
    Sua resenha me chamou a atenção, mas como o comentário acima, tem detalhes que não despertam minha curiosidade.
    Cenas hot são bem vindas quando são bem encaixadas na história, não quando saem colocando elas o tempo todo e em cenas nada a ver.


    BIO-LIVROS e PÁGINA

    ResponderExcluir
  13. Olá, gostei muito da sua resenha, mas esse não é muito o tipo de livro que eu leio :/ então vou deixar passar esse rsrs
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oie Jhonatan =)

    Não conhecia o livro, e pela sua resenha percebi que ele não é bem o tipo de livro que me atrai.
    Dessa vez vou deixar passar rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  15. Oi, Jhonatan.
    O tema do livro é meio controverso,
    com uma escrita brutal e alguns detalhes meio sórdidos.
    Fico feliz por saber que o autor é brasileiro.
    Pelo que o Desbravadores de Livros disse, é ainda possível fazer uma série de análises sociais,
    o que me agrada muito.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  16. Olá.
    Mas gente, que título de livro mais impactante! AHSHUA
    Não conhecia a obra, com certeza leria!

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Nossa, Jhon, eu estava aguardando ansiosamente por essa resenha! Esperava mais que uma nota 3 pra ser sincera, mas ainda assim quero muito ler! Ah, e é assim que se escreve "porto alegrenses" mesmo! hahahaha

    Beijão, Guta! ♥
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
  18. Olá.
    Não gosto de ler livros desse estilo (que descrevem demais alguma coisa), tudo bem que a gente realmente imagina o lugar, mas eu prefiro ler os pensamentos dos personagens, se não a leitura começa a ficar cansativa. Não sei explicar. Mas acho que daria um lugar para esse livro pois gostei das frases que tu colocou.
    † sessão proibida †

    ResponderExcluir
  19. Oi Jhonatan, como vai?
    Eu confesso que achei a premissa do livro interessante, muito embora não seja ao tipo de leitura que estou acostumado a ler, rss mas talvez sair da zona de conforto seja algo interessante de se fazer!

    Grande abraço! ;)

    joandersonoliveira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi oi!
    Ainda não sei se gostaria de ler esse livro ou não. O livro parece bem interessante, mas a sua resenha me deixou na dúvida, você não se apegou a nenhum personagem e tem muito sexo no livro, não sei, to na duvida, que horror
    Beijos

    LuMartinho |Face

    ResponderExcluir
  21. Oi, Jhonatan!

    Eu tenho vontade de ler esse livro, parece ser bem forte e obscuro, além de ser bem diferente do que eu venho lendo!
    Estou até participando do srteio no blog da Gih! :)

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  22. É a primeira vez que vejo falando desse livro.
    Sinceramente não me empolguei para lê-lo, mas para quem curte mais esse estilo dessa ser muito válido.

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá :) Depois de ler a sua resenhas... eu pude perceber que provavelmente esse não é o tipo de leitura que gosto. kkkk
    Mas claro que achei muito interessante a proposta da obra, mas não faz meu estilo, rsrs gosto de romances com um toque sensual/quente, mas sem exageros. :P rsrs Adorei a sua resenha!!! :D Abraço! *-*
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
  24. Oi Jhonatan,
    Não conhecia o livro, mas devo dizer que adorei os quotes selecionados.
    Até leria, adoro algo mais reflexivo...algo me diz que ele desconta suas frustrações no sexo, né?

    bjs e tenha um ótimo domingo
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir